• Grama esmeralda para campos de futebol em palete

    Ótimo Investimento

    A grama esmeralda ainda é muito utilizada para campos de futebol. Sua fácil adapatação, sua baixa manutenção e seu ótimo preço, fazem dessa variedade uma excelente escolha, quando o projeto exige um bom custo-beneficio.

    Grama Esmeralda
  • Preço da grama por metro quadrado

    Compre grama para campo

    Tá pensando em fazer um campo de futebol com grama de qualidade. Entre em contato conosco e faça já seu orçamento. Gramas aprovadas pelo Renasem.

    Comprar grama
  • Tipos de grama

    Grama Bermudas

    Apesar de haver muitas variedades de grama no mercado, a grama bermudas e a grama esmeralda ainda são as mais indicadas para campos de futebol.

    Tipos de grama
Comprar
Grama esmeralda para campos de futebol

Campos de Futebol

A Esmeralda também é indicada para a formação de gramados de campos de futebol e tees de campos de golfe.

Grama Esmeralda

Gramados de alta perfomace

Podemos considerar como suas principais vantagens a excelente resistência ao pisoteio e ótima capacidade de regeneração no caso de injúrias.

Grama Bermudas
Grama muito resistente ao pisoteio

Campos Amadores

Uma excelente opção para gramados de baixo investimento. Mas por outro lado tem como desvantagem sua alta manutenção

Grama Batatais
 

Gramas para campo de futebol

A função esportiva é desempenhada, principalmente, pelas seguintes gramas: Bermudas (Cynodon dactylon) e Esmeralda (Zoysia japonica). As Bermudas são as gramas para campo de futebol. Apresentam como principais características as folhas estreitas, crescimento rápido e cor verde intenso quando adubada. É indicada para a formação de campos de futebol, pólo, golfe, tênis, beisebol. As suas principais vantagens são a excelente resistência ao pisoteio e a ótima capacidade de regeneração no caso de danos maiores. Não deve ser utilizada para formação de gramados residenciais, em função do aumento da freqüência de poda e da grande necessidade de luminosidade (não tolera sombreamento). A grama para campo de futebol muito indicada é a grama esmeralda.
Porém, é importante considerar o seguinte fato: a Grama esmeralda, no período de outono/inverno, diminui sensivelmente seu ritmo de crescimento, decrescendo drasticamente sua capacidade de regeneração, o que para um campo de futebol em plena atividade pode vir a comprometer a sua qualidade.
As condições climáticas da região irão contribuir para a definição da espécie de grama a ser plantada. Já as condições locais dizem respeito a algumas particularidades, tais como sombreamento (Grama Santo Agostinho, e Grama Esmeralda, por exemplo), salinidade (Grama São Carlos e Grama Bermudas), tipo de solo (arenoso, argiloso e orgânico) e topografia (facilita ou não a poda).
Em campos de futebol em propriedades rurais, o crescimento veloz da bermuda, no entanto, é uma desvantagem, pois exige a realização de podas a cada dois ou três dias para manter a altura ideal do gramado. Com a falta de corte no momento ideal, as folhas mais velhas se desenvolvem e fazem sombra sobre as mais novas, que acabam secando, prejudicando a grama tanto em relação à aparência quanto à resistência ao pisoteio.
Para campos de futebol em sítios, chácaras ou fazendas, a grama para campo futebol mais indicada é a grama esmeralda, que é usada no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, MG, e chegou a ser plantada no Maracanã. Como não se recupera rapidamente de injúrias, não necessita de muitas roçadas e, assim, não exige do proprietário cuidados tão freqüentes. As podas podem ser realizadas a cada sete ou 15 dias.
A grama esmeralda possui folhas médias e grande número de estolões - caules subterrâneos que sustentam e propagam a planta. A variedade é resistente a pisoteio e não tem necessidade de manutenção intensa, de acordo com os professores Leandro José Grava de Godoy e Roberto Lyra Villas Bôas, coordenadores do Simpósio sobre Gramados (Sigra), evento técnico-científico bienal, realizado em 11 e 12 de maio, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Botucatu, SP.
Pela alta resistência que tem sob condições de falta de água, a grama batatais é considerada outra opção para campos de futebol em sítios, chácaras ou fazendas. Contudo, a grama batatais oferece um gramado de baixa qualidade, devido à presença de estolões grossos e folhas largas. Além disso, essa grama necessita de intervalos curtos entre uma roçada e outra e, portanto, dá mais trabalho para cuidar